Briquetes
Briquete é um bloco denso e compacto de materiais energéticos, geralmente feito a partir de resíduos de madeira. As matérias-primas utilizadas para a produção de briquetes pode ser: serragem, maravalha, casca de arroz, palha de milho, sabugo, bagaço de cana-de-açúcar, casca de algodão, casca de café, feno de braquiaria entre outros.
Conhecido também como lenha ecológica, o briquete é capaz de substituir com eficiência o gás, a energia elétrica, o carvão vegetal, o carvão mineral, a lenha e outros tipos de combustíveis. Este tipo de geração de energia vem sendo cada vez mais utilizado por ser ecologicamente limpo, já que a emissão de gás carbônico para o ambiente é expressivamente diminuída. Os briquetes podem ser utilizados na geração de energia elétrica (com baixo custo) oriunda da biomassa vegetal
Produção de Briquete
Para a produção industrial do briquete a briquetadeira é o equipamento mais importante. A briquetadeira aplica alta pressão e temperatura sobre os resíduos, permitindo sua compactação. Durante o processo ocorre a plastificação da lignina, que atua como aglomerante natural.
A medida para se obter um briquete de qualidade é manter a umidade do resíduo entre 8% e 15%, enquanto que o tamanho das partículas deve ser entre 5 a 15 mm. Desta maneira é possível formar um briquete cilíndrico, com cerca de 100mm de diâmetro e 300mm de comprimento.
Existem três principais equipamentos capazes de fabricar briquetes de resíduos de madeira, são eles:
- Briquetadeira extrusora de pistão mecânico: Compacta o resíduo através de pressões acionadas por volantes.
- Briquetadeira extrusora por parafuso (rosca): Compacta o resíduo através da força mecânica produzida por uma rosca interna.
- Briquetadeira extrusora de pistão hidráulico: Compacta o resíduo através da pressão gerada por um pistão com acionamento hidráulico.
Vantagens
- Alto valor agregado
- Alto poder calorífico
- Maior temperatura da chama
- Regularidade térmica
- Fácil manuseio, transporte e armazenagem
- Menor índice de poluição
- Liberado pelo Ibama
Onde é utilizado
Os briquetes são ideais para serem usados em caldeiras a vapor e fornos, onde produzem vapor e calor de qualidade superior aos combustíveis fosseis, gerando uma economia de até 60%. O briquete pode ser utilizado em segmentos industriais como: abatedouros, cerâmicas, cervejarias, cosméticos, hospitais, hotéis, indústrias alimentícias, indústrias de ração animal, laticínios, lavanderias, metalúrgicas, tinturarias e qualquer empresa que possua caldeiras para produção a vapor.
Desta forma, é possível melhorar o aproveitamento da matéria prima e substituir a lenha por um matéria de qualidade. Devido ao seu baixo teor de umidade, seu transporte é facilitado, assim como sua manipulação e seu armazenamento.